Em tempos de pandemia, são cada vez mais as marcas que se reinventam e focam a sua oferta em propostas para a casa. O projeto português AMU Eco Life é um bom exemplo disso: depois de apostar no lançamento de tote bags ecológicos, Ana Vitorino, de 35 anos, percebeu que estava na altura de criar almofadas para decorar o espaço onde temos passado grande parte do nosso tempo.
A enfermeira natural de Santarém decidiu dedicar-se a um projeto próprio em agosto do ano passado. A AMU Eco Life vende peças 100 por cento feitas em Portugal de forma artesanal, tendo como principal pilar a sustentabilidade. Em março de 2021, chegou a nova coleção, composta por almofadas em linho e decoradas com um método de estamparia manual.
Todos os padrões são desenhados e criados por Ana numa tinta sem solventes à base de água, que garante que cada artigo é único e exclusivo. Ao mesmo tempo, foi também lançada em março deste ano a loja online oficial — até agora, as propostas estavam todas à venda através das contas de Facebook e Instagram do projeto.
“O que nos define e diferencia são as nossas parcerias solidárias”, conta à NiT a fundadora. “O nosso propósito é o sentido que cada artigo produzido tem para a
Liga para a Proteção da Natureza, 10 por cento das vendas em artigos selecionados revertem para ajudar a preservar o lince ibérico.
Todos os materiais usados pela AMU Eco Life são produzidos em Portugal. “Acima de tudo, estamos focados em unir um acessório de moda à transmissão de uma mensagem de tributo para com a natureza, com padrões alusivos à botânica e aos animais”, continua. O couro usado nos sacos, por exemplo, é de origem vegetal por ser menos nocivo para o ambiente.
As almofadas e os sacos desta marca portuguesa já estão à venda na loja online, onde também vai encontrar cestos com uma base de cortiça que servem para proteger vasos de plantas ou armazenar pequenos objetos.
Quem manda nisto tudo?
Nome: Ana Vitorino;
Idade: 35 anos;
Guilty pleasure: “Recordo-me de ter um caderno (ainda o preservo com muita estima) onde escrevia todos os pensamentos e reflexões que retirava de filmes, novelas e livros e que muitas vezes corria e ia logo escrever com receio da memória falhar. Ainda hoje quando o abro tiro sempre uma lição de vida”;
Peça favorita: “Existe um padrão que gosto particularmente, até lhe dei o nome Anitta, precisamente por vir de Ana. É composto por uma ramagens em amarelo mostarda. Sem saber explicar porquê identifico-me muito com ele”;
Convença-nos a conhecer a marca: “Vão sentir que estão a usar um produto sustentável, único, de qualidade e uma peça diferenciada”.