Enfermeira cria marca de acessórios e almofadas ecológicas

Por agora são sacos, cestas, malas e almofadas que enchem a lista de produtos da AMU. Ana Vitorino decidiu aliar o seu gosto pelos trabalhos manuais ao da cultura japonesa e procurar um nome que o representasse na língua nipónica. Foi assim que chegou à expressão AMU, que traduzido significa tecer e trabalhar o linho, o ingrediente principal dos produtos da sua marca. Ora AMU e amor têm as suas semelhanças e tanto o trabalhar o linho como a pitada de amor são os principais elementos utilizados por esta enfermeira.


O Eco life junta-se ao nome, pois a empreendedora procurava algo que fizesse “jus à essência da marca”. Conta Ana Vitorino que a AMU “é sustentada por valores amigos do ambiente e pretende passar a mensagem de um estilo de vida natural, ecológico, com respeito pela natureza e pelos animais”.

Como é que se concretiza numa marca?
Ana Vitorino utiliza tintas amigas do ambiente, pois não possuem químicos. Recorre ao coro vegetal e para as etiquetas utiliza cartão, papel e juta.

Os materiais que mais utiliza são corda de algodão, algodão e linho, mas o que torna esta marca única são as estampagens feitas à mão e criadas de raiz. “Cada estampa é o carimbo de que realmente cada produto leva tempo e trabalho”, refere a empreendedora.


Desde a inspiração, passando pelo desenho até ao produto final, as estampagens são feitas uma a uma por Ana Vitorino. A inspiração, diz, vem da natureza. “Os padrões assumem um grande protagonismo, têm a sua história e uma mensagem. Por exemplo, para chamar a atenção de que há plantas que daqui por uns anos deixam de existir, criei o nosma, que está em vias de extinção, mas que eu passei para o papel e tentei eternizar no linho”.

O que fazem com o excesso de tecidos?
Na AMU nada se perde e sempre que há uma quantidade significativa de desperdício ele é utilizado para fazer malas únicas.

A fundadora da marca explica à RECICLA que os cantinhos das malas são sempre cortados e guardados.  Mais tarde e com a ajuda da avó, que era costureira, esses pedacinhos dão origem a malas de retalhos.


“Temos de juntar vários pedacinhos de retalhos. A confeção é muito trabalhosa, porque têm de ser todos desmanchados, pensados para um conjunto, juntados, cosidos um a um e depois, de facto, saem malas muito giras e sempre únicas”, comenta.

Onde se pode encontrar a loja?
A AMU Eco Life tem apenas loja online e distribui os seus produtos para todo o país. São embaladas em cartão ou sacos de papel, pois a empreendedora procura reutilizar todos os materiais que consegue, com ajuda de familiares e amigos, para que, depois de os produtos chegarem aos consumidores finais, as embalagens possam ser totalmente recicladas.

Com a sua marca a fazer um ano, Ana Vitorino faz um balanço “muito positivo”: “As pessoas sabem quem é que está a fazer o seu produto e que há uma entrega e uma dedicação”, conclui.

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Ana Gabriela Vitorino, de 37 anos, sempre sentiu vontade “de criar algo especial e que fizesse a diferença.” Também sempre foi uma grande fã de artesanato. Durante a adolescência passava grande parte do tempo a fazer colares. No entanto, a sua vida profissional seguiu por outros caminhos e trabalha atualmente como enfermeira. O bichinho da moda, porém, sempre se manteve na sua vida.

Amu – Uma marca sustentável

Começo então por vos “falar” sobre a AMU – Eco Life, uma marca criada pela Ana Gabriela Vitorino. Enfermeira de profissão, mas oriunda de uma família ligada ao têxtil, Ana inspirou-se na mãe para criar uma marca ecológica e sustentável.

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