Ana Gabriela Vitorino, de 37 anos, sempre sentiu vontade “de criar algo especial e que fizesse a diferença.” Também sempre foi uma grande fã de artesanato. Durante a adolescência passava grande parte do tempo a fazer colares. No entanto, a sua vida profissional seguiu por outros caminhos e trabalha atualmente como enfermeira. O bichinho da moda, porém, sempre se manteve na sua vida.
“A minha mãe tinha lojas de roupa e eu sempre estive em desfiles e armazéns. Isso influenciou-me bastante”, conta à NiT. A 1 de junho de 2020 criou a Amu Eco Life. A marca tornou-se num fenómeno em Portugal e exatamente três anos depois abriu o primeiro espaço físico no Cartaxo, cidade de onde Ana é natural.
Começaram por lançar carteiras feitas de linho, expandiram-se para as almofadas e depois dando resposta aos pedidos dos clientes. “Tenho aqui todo um mundo”, descreve. Na nova loja irá encontrar também vestidos, cortinados à medida e muitas outras peças de roupa.
A Huri, a nova coleção da insígnia, também marca presença. Descomplicada e com um estilo clean, “esta linha é inspirada no minimalismo e simplicidade asiática, onde o formato assimétrico confere beleza e elegância.” Desde kimonos estampados manualmente a vestidos românticos, as peças nasceram para combinar entre si “e estão à altura de qualquer ocasião”, realça.
Com este projeto, pretende levar ao Cartaxo um conceito que raramente se vê na região. “No Ribatejo não estão acostumados a ver estes produtos que são um pouco mais fora da caixa”, lamenta. É por isso que faz questão de estar na loja todos os dias para poder explicar aos clientes todo o processo por detrás de uma peça.
Quem passar pela Amu Eco Life pode ver a empreendedora a criar muitas das propostas que se encontram no espaço de cerca de 200 metros quadrados. “Tinha o atelier em casa, mas senti que precisava de separar a vida familiar e o trabalho. Remodelei a loja e adaptei-a à minha etiqueta”, revela.
Em tempos, o espaço pertenceu à mãe da fundadora, tendo também um significado sentimental. “Aqui respira-se natureza. As pessoas sentem-se acolhidas e confortáveis. Tem uma decoração intimista, com padrões de andorinhas, flores por todo o lado e muita madeira”, descreve.
Um dos orgulhos de Ana é o facto de tudo ser 100 por cento português, da produção aos materiais utilizados. Ali todos podem encontrar algo ao seu gosto, de peças de roupa a artigos de decoração, incluindo cestos feitos em crochê. “Os clientes também trazem muitas ideias e tudo está em constante mudança”, explica. Os valores dos artigos oscilam entre os 6,90€ e os 129,50€.
Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor a nova loja da Amu Eco Life e algumas das peças que poderá encontrar por lá.

